Publicidade

Publicidade

Anuncie aqui!

Newsletter

Inscreva-se para receber a nossa Newsletter e se manter atualizado.

Compartilhe

Compartilhe

Compartilhe

Compartilhe

Buscar

Cirurgia para definir

  • Compartilhar
Um corpo torneado é o sonho de todos aqueles que valorizam a beleza estética. Porém, mais do que a aparência bonita, as pessoas vêm cada vez mais valorizando um visual saudável. O resultado almejado pode não ser fácil de alcançar, pois requer dedicação diária somada a horas e horas dentro das academias. Mas a boa notícia é que os procedimentos estéticos também evoluíram e já conseguem construir contornos naturais e entregar até mesmo os tão sonhados “gominhos”. Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE, o cirurgião plástico Ricardo Souza Lima apresenta a chamada Lipo HD, que, através da combinação de lipoaspiração e lipoenxertia, promete realçar os músculos, além de usar a técnica de luz e sombra para desenhar o corpo.
 
JORNAL DA CIDADE Como é feita a Lipo HD? 
Ricardo Souza Lima O primeiro passo para a pessoa que quer fazer a Lipo HD é a consulta. Nela, o cirurgião avalia qual é a necessidade do paciente, seja homem ou mulher, qual é o seu desejo real e tenta casar com o que é viável para seu tipo de corpo. O objetivo é proceder com a maior segurança, por isso, solicitamos uma bateria de exames pré-operatórios. Depois de feitos e analisados, o paciente volta a se reunir com o cirurgião para tirar todas as dúvidas que ainda possam existir. É preciso discutir até a exaustão aquele tema para que não haja nenhuma surpresa.
Quanto ao procedimento em si, não se trata de uma cirurgia para emagrecer, mas para definir. Acontece assim: parte da gordura localizada é retirada e descartada, porém, a gordura boa obtida durante o procedimento é realocada em outros locais do corpo, dando contorno. Para se ter uma ideia, é possível retirar até 7% da gordura corporal. O nível de definição é escolhido anteriormente, ou seja, se a pessoa quer deixar os músculos mais ou menos ressaltados. A pessoa já sai da sala de cirurgia com o macaquinho, que deve ser utilizado ao longo de um mês. A partir dessa técnica, pode-se dar uma definição em áreas como costas e braços, mas a preocupação atual é mais com o abdômen.
 
Quanto tempo demora o procedimento cirúrgico? O paciente tem alta no mesmo dia?
Escolhemos a primeira hora da manhã para realizar a cirurgia da Lipo HD, para ter todo o período da manhã para trabalhar. Geralmente, esse tipo de procedimento dura em torno de 4h. O paciente não deve ter alta no mesmo dia, porque a medicação continua na corrente sanguínea. Ele só é liberado no dia seguinte à operação, após procedimentos específicos e visitas de avaliação do quadro. 
 
Qual a diferença entre a Lipo HD e a Lipoescultura?
Na Lipo HD – uma abreviação para Lipoaspiração High Definition –, é realizado um trabalho de definição corporal, diferente de apenas esculpir. Esse tipo de cirurgia remete à tendência de aparência saudável e esportiva do corpo. É um termo mais moderno, desenvolvido a partir de novas técnicas. Seria como um refinamento da Lipoescultura.  
 
Nas academias, as pessoas buscam hipertrofia muscular para alcançar os desejados “gominhos”. De que forma a Lipo HD consegue garantir esse desenho no corpo?
Primeiro avaliamos se a pessoa já possui os chamados “gominhos” ou uma musculatura abdominal trabalhada. Isso é possível de ser percebido quando se contrai a barriga e os músculos podem ser acessados com o toque. Nessas pessoas, é preciso simplesmente realçar os músculos existentes. Caso o paciente não tenha essa marcação muscular, é possível deixar mais tecido gorduroso sobre as áreas onde, teoricamente, estariam os “gominhos”. Normalmente, quem procura essa cirurgia já está fazendo algum tipo de exercício físico e acaba tendo uma base muscular para ser realçada. Mas o mais importante é ter bastante cuidado e respeitar a fisiologia do paciente a fim de escolher a melhor técnica. 
 
Para quem a Lipo HD é indicada?
O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) vai dizer se a pessoa pode ou não passar pela cirurgia de Lipo HD. Se indicar que a pessoa está obesa, descartamos o procedimento na hora. Obesidade é uma contraindicação para esse tipo de cirurgia. 
 
Existe a possibilidade de gordura removida de um local e enxertada em outro ser absorvida pelo organismo?
Sim. A literatura médica diz que é absorvido até 30% da gordura, mas acreditamos que no caso da Lipo HD essa absorção pode ser desprezível. Isso depende da cânula – tubo por onde será sugada e realocada a gordura – e da técnica aplicada.  
 
Quais queixas estéticas podem ser tratadas com a Lipo HD e em quais partes do corpo pode ser feita?
A técnica da Lipo HD pode ser associada com a gluteoplastia, porque, como é retirada uma gordura boa do abdômen, o cirurgião pode atuar modelando o glúteo com essa gordura, sabendo os locais corretos onde aplicar para que se atinja um resultado agradável. Trabalhos recentes apontam que ela pode ser colocada também na mama, mas ainda não é tão usual. No caso dos seios, seria apenas para pequenas modificações. Para grandes volumes, ainda é indicada a prótese de silicone, a mastopexia, que é a correção da ptose de mamas, ou a cirurgia de redução.
 
Qual a idade ideal para se submeter a esse tipo de cirurgia? 
É recomendado que o paciente tenha mais de 18 anos para que o corpo já tenha passado por todas as modificações que o período da adolescência acarreta. É importante ressaltar que, independentemente da idade, o paciente deve estar preparado para passar pelo procedimento cirúrgico, principalmente em relação aos motivos pelos quais decidiu optar pela cirurgia plástica e também quanto aos resultados esperados, que devem ser exaustivamente debatidos para evitar surpresas. 
 
Quais são os principais cuidados indicados para os períodos de pré e pós-operatório?
Os exames pré-operatórios e as consultas para tirar qualquer dúvida e embasar a decisão do paciente são os principais cuidados do paciente antes do procedimento. Se a pessoa apresentar sintomas de gripe já está suspensa a cirurgia. Em situações de estresse ou se for identificada uma supervalorização do procedimento, ou seja, que o paciente esteja depositando toda resolução dos seus problemas naquela cirurgia, não se pode continuar com o processo. Cabe ao cirurgião perceber essa situação. 
Passadas 24h ou 48h da cirurgia, é feita uma avaliação para checar se é possível proceder a drenagem linfática, que serve para evitar uma fibrose, ou seja, um acúmulo local de tecido embaixo daquele espaço que ficou vazio após a Lipo HD. Normalmente, com uma semana já não existe mais hematoma nenhum. O acompanhamento é feito diariamente até 15 dias do pós-operatório, quando o paciente é liberado para todas as atividades corriqueiras do dia a dia, menos para fazer exercícios. Para iniciar a prática de qualquer exercício físico deve ser respeitado o período mínimo de 30 dias, mesmo tempo recomendado para o uso do macaquinho.  
 
Os resultados são naturais?
Depende do que se entende como natural. Para algumas pessoas, um abdômen atlético e esculpido é natural, para outras, a barriga mais reta é tida como mais adequada. Tudo isso deve ser conversado com o paciente antes da cirurgia para que o cirurgião entenda quais são as expectativas da pessoa e o que é ter uma aparência natural para ela. O que acontece na Lipo HD é que o cirurgião respeita as curvas de cada um na hora de retirar e realocar a gordura, logo, o resultado tende a ser um realce do corpo sem as gordurinhas localizadas. 
Observamos que os homens têm certa resistência de fazer qualquer tipo de cirurgia plástica por medo de reação dos amigos. No caso do abdômen, existe ainda a apreensão de que o resultado seja semelhante ao das mulheres, ou seja, uma barriga reta, sem músculos aparentes.  Por isso, a Lipo HD é ideal para aqueles que querem um abdômen mais definido, com um contorno parecido com o obtido por meio de exercícios, o mais natural possível.

Comentários

Comentário cadastrado com sucesso. Aguardando aprovação.

Nenhum comentários cadastrado.

Publicidade

Compartilhe