Publicidade

Publicidade

Anuncie aqui!

Newsletter

Inscreva-se para receber a nossa Newsletter e se manter atualizado.

Compartilhe

Compartilhe

Compartilhe

Compartilhe

Buscar

Outubro Rosa

  • Compartilhar
O movimento popular Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e estímulo à mamografia. Assim, por lá o Congresso aprovou outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Com o tempo, o movimento ganhou o mundo com ações simples e que servem de lembrete às mulheres de diferentes idades de que é preciso ir ao ginecologista periodicamente e fazer mamografia, além do autoexame. 
No Brasil, o câncer de mama é uma doença que apresenta cerca de 49 mil novos casos ao ano e o índice de mortes ainda é muito alto. Em outubro, as ações para a prevenção contra o câncer de mama são intensificadas pelo Governo Federal e órgãos de saúde. 
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, maior as chances de cura. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Sempre com ações voltadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, o objetivo é estimular a participação da população, empresas e entidades. A iluminação em tom de rosa de prédios públicos e monumentos é uma das ações mais comentadas. Até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já foi alvo do Outubro Rosa no ano de 2008.
Em Minas, também há iniciativas de empresas e particulares. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma que esse ano sete cidades do estado – Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Valadares, Uberaba, Divinópolis e Belo Horizonte – serão alvos da iniciativa cor de rosa. Mas o destaque mesmo é a nova faixa etária para a realização do exame de mamografia. Antes, o público-alvo era mulheres com idades entre 45 e 69 anos, agora, passa a ser de 40 anos. Com isso, estima-se que será possível diagnosticar a doença cada vez mais precocemente e assim aumentar as chances de cura.
 
Você sabia?
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade 
(www.komen.org).

 

Comentários

Comentário cadastrado com sucesso. Aguardando aprovação.

Nenhum comentários cadastrado.

Publicidade

Compartilhe